São estas algumas as aventuras e desventuras de um grupo de amigas diferente... e muito à frente! Tim! ;P

domingo, 27 de janeiro de 2008

Estágio... a quanto nos obrigas!

Esta é a frase que mais se lê nos tópicos dos alunos do XII CLE... e ainda existem outras variações do tipo "Reflexão a quanto me obrigas", "UCI a quanto me obrigas" ou ainda "Nefrologia a quanto me obrigas"!

Este também o motivo da ausência de post's do nosso blog. O tempo escasseia no meio de turnos, saídas de vela, saídas à noite (para quem pode, né!) e trabalhos...

Nunca mais chega Março para a nossa vida voltar ao que era... entretanto os nossos caloirinhos lá andam também a fazer das deles. Acho muito bem que aproveitem enquanto podem porque quando estiverem separados como nós aí vão ver o que custa, por isso meus amores não queiram aproveitar a primeira metade do curso!

Quanto a mim, encontro-me nos finalmente no estágio de UCI e desejosa de ir para a Ortopedia. Vamos a ver se as minhas expectativas não vão todas pelo cano... ou nesto caso pelo vácuo! ;p (private joke)

Bjokita e fiquem bem! Tim!****

P.S.: Um beijinho muito especial para a minha Deby, na esperança de te ver brevemente! Adoro-te muito!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Visita Hard Core a Beja!



Aloah!

Começo com a saudação havaiana porque segundo consta vou ter um casamento muito à frente algures no Haivai...

Isto foi apenas um à parte e uma pequena parte do que se passou na última 5a feira pois as EED's voltaram a atacar a noite alentejana em grande estilo! Tudo porque eu e a Ritinha decidimos dar uma escapadela até Beja após uma tarde muito produtiva de ensino clínico.

Lá fomos todas contentinhas a bombar no clio da Rita (não fosse o meu fazer das suas) quando perto de Ermidas o carro começou a acender uma luz esquisita...

- Cláudia n viste uma luz esquisita?
- Vi, mas n sei onde foi...
- Vamos ver não acende outra vez...
Uns kilómetros mais tarde:
- Olha a luz! Não acredito! O carro não tem água! (Rita)
- E agora não temos água! Vamos pôr o líquido das minhas lentes! (Cláudia)
- Tenho de pensar! Temos de pensar! (Rita)
- Vamos mandar parar os carros! Rita, faz corte de luzes! (Cláudia)

Depois de muitos carros terem passado sem parar lá fomos amavelmente ajudadas por umas almas caridosas que nos ajudaram e foram buscar água. Se quiserem a descrição física também se arranja mas só pessoalmente. A partir de agora eu e a Rita prometemos que vamos ajudar toda a gente parada na estrada com o carro avariado, nem que tenhamos de ir à China!

- Quando parar, já chega!
Foi a minha brilhante frase que marcou a paragem em Ferreira para verificar a água do carro... não liguem! É o síndrome de Burnout da UCI!

Lá chegámos a Beja sem ninguém saber, escusado será dizer que fizemos a maior das surpresas ao pessoal que não contava com a nossa ida, porque a Rita obrigou-me a ocultar esta aventura a toda a gente... aliás só faltou apontar-me uma arma ao cabeção!



Lá andávamos on bombing e não parámos mesmo quando a ASAE se lembrou em bombar connosco! A chegada ao Karas foi apoteótica com a nossa Sensa a fazer uma recepção calorosa com muitos pendix's á mistura. Foi pena termos chegado tarde e não termos visto o nosso amigos das Pias que está de partida prás Suiças, mas de certo que nos veremos quando voltares!

A minha manhã ficou marcada por uma reunião muito importante mas que não contribuiu muito para o desenvolvimento pedagógico da ESSB devido ao meu estado de sonolência profunda! :S

Depois de almoço muito regrado no Matias lá fomos beber um cafezote no Tavernas e no fim do dia lá rumamos pró litoral alentejano para fazermos a primeira noite no HLA.

Ritinha, a massa com atum tava show de bola, um miminho para quem teve a noite toda sem pregar olho...

Foi um dia muito Hard Core que sem dúvida que vai ficar na nossa memória durante muito tempo! Adorei coração! Tim!

Bjokita**


(esta semana n há fotos porque as maquinas ficaram em casa a vegetar tristemente esquecidas... :( )

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Era uma vez uma reflexão...


Saudações Académicas ou então espero que se encontrem bem, dispertos, reactivos a estímulos, com resposta verbal orientada, score 15 na Escala de Comas de Glasgow, pupilas iso/iso... enfim que estejam bem!

A Pinny Friend lançou o mote para os objectivos, moi je, Cláudia, lanço o mote para a Reflexão Crítica!

1º: Digam sempre que foi uma experiência enriquecedora não só a nível pessoal como a nível profissional, enquanto futuros profissionais de saúde (fica sempre bem e nalguns casos realmente até acontece pelo menos a parte profissional).

2º: Digam que sem o vosso orientador/a não teria sido possível a vossa integração no serviço (mesmo que isso não tenha acontecido e tenha sido por vossa auto recreação e livre arbítrio) .

3º: Os doentes foram uns fofos (malta da UCI vocês também contam! ai a relação de ajuda!).

4º: Rejubilaram com as noites! (Também com a fazer manhãs durante 2 anos, pudera que não gostassem).

5º: Tenham atenxao aus errux ortrogaficux e cuidado cm ax abreviaturax dox xmx!

6º: Façam uma capinha jeitosinha com argolas de metal e com uma cartolina toda pipi a servir de contracapa, mas sempre com os tons da capa, não queremos uma apresentação física do trabalho todo dêmodê e piroso, não é?


São apenas umas pequenas guide lines para terem um lamiré do que vão ter que trabalhar para ter uma nota de jeito neste Ensino Clínico.

O grupo de Santiago está a gostar muito do hospital que até agora está a superar todas as expectativas, por isso aconselhamos vivamente a irem para lá! Acreditem que vale a pena!

Aguardamos notícias dos grupos de Beja e Faro!

Fiquem bem pessoal e continuação de bom estágio!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Uma nova e super membro(a)!

TXARAM!
Pois é...sou mesmo eu! A Piny para os do peito, a Carla para os assim assim, a colega de Enfermagem para a maioria, a parva, estúpida, etc etc para os que me amam de verdade :)
Agora que sou uma esticadinha esborratada e desnoitada (ou será que sempre fui, embora não formalmente..?) terão a honra ou o desprazer (os meus pêsames) de ler as minhas crónicas neste tão afamado e glorioso blog...
Queria começar por desejar um bom ano a todos, e que este seja repleto daquilo que mais desejam (vá, sejam modestos, não vão poder tudo, reduzam a lista de desejos...).
E m segundo lugar queria desejar a todos os colegas de profissão um enriquecedor e rápido (lol) estágio, assegurando-vos que em Março voltarão todas as horas de contacto a que estamos habituados, e as quais incluem tudo aquilo que sempre gostámos de fazer...
Para quem ainda não fez os objectivos, aqui vão algumas sugestões:

1- O mais importante: Chegar ao final do estágio (Não quero ninguém a chumbar a meio!! Se querem chumbar, que seja no fim!)
2- Adquirir conhecimentos acerca do efeito do álcool
3 - Planear cuidados de Enfermagem para os colegas que estejam sobre o efeito da droga referida anteriormente (Enfermeiro que é Enfermeiro tem sempre uma Dextrose, um sistema de soros, um catéter e uma sonda nasogástrica à mão...)
4 - Comunicar aos colegas mais longínquos as suas aventuras e desventuras pelo mundo hospitalar

E POR FIM...
5 - Dominar o serviço para demonstrar aos demais (refiro-me aos sempre competentes e assíduos impostores com sentido competitivo) que é o XII CLE que manda não aqui, mas em todo o lado para o qual se desloque...
E por falar em deslocações, nem posso pensar que vou deixar a minha casinha de Beja, ou melhor, levá-la às costas para Faro... Vou ter saudades de todas as pessoas que vou deixar espalhadas por Portugal fora, e sem sombra de dúvida, das noites de quinta e dos nossos jantares para comemorar sabe-se lá o quê...

Sem mais assunto (pelo menos por agora..),
Saudações àqueles... (Sabem quem são...)

Over and Out... CSHH

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ano Novo... Estágio Novo!


E para começar bem o ano, nada melhor que um estagiozito para animar o pessoal! Quem é precisa de comer 12 passas, saltar para cima de um cadeira ou pedir mil desejos quando se tem logo um estágio no início do ano civil?!

Ironias à parte, estou mas é desejosa que Março chegue para "começar a ser feliz" como disse a nossa amiga Koly, um dia, e voltar a ver o pessoal que ficou por terras alentejanas a curtir o rigoroso e implacável inverno do baixo alentejo.

Até esperemos que o estágio, não, o ensino clínico nos traga mais cenas da vida quotidiana dignas de postagem!

Bjokita** destas amigas!